Dodge Charger foi um mid-size automóvel produzido por rodeio . O Chargers 1966-1974 foram baseados na plataforma B Chrysler . O Chargers 1975-1978 foram baseados na Chrysler Cordoba .
Dodge Charger Origem do Charger
1965 Dodge Charger Car Show II
No início dos anos sessenta muitos estavam explorando novas idéias no luxo pessoal e segmentos de automóveis especiais. Chrysler, lento para entrar no mercado de Carros especiais, selecionados a sua Divisão de rodeio para entrar um mercado inexplorado para um modelo maior para caber entre o " pony car " Mustang Ford e do " pessoal de luxo " Ford Thunderbird . Dodge Charger 1 Dodge Charger A intenção era usar o B-corpo para um Carro desportivo com olhar fastback ao compartilhar o máximo de seu hardware existentes possível. Dodge Charger 1 Dodge Charger
Burt Bouwkamp, Engenheiro-Chefe para Dodge durante os anos 1960 e um dos homens por trás do Dodge Charger , relatou sua experiência durante um discurso em Julho de 2004.
Lynn Townsend estava em desacordo com o Dodge concessionários e queria fazer algo para agradá-los. Assim, em 1965 ele me pediu para vir ao seu escritório - pela segunda vez. Ele observou que um dos pedidos do Conselho rodeio revendedor foi para um veículo tipo de Barracuda. O tema geral dealer recomendação do produto era o mesmo - nós queremos que Plymouth tem. Um pedido específico de um veículo tipo Mustang não era tão controversa para Lynn. Sua direção para mim foi dar-lhes um carro especialidade, mas ele disse 'pelo Amor de Deus não torná-lo um derivado do Barracuda ': ou seja, não torná-lo um concorrente Barracuda.
Assim, o Charger 1966 nasceu.
"Nós construímos carro" idéia "um carregador que exibidos em feiras e eventos em 1965 para estimular o interesse do mercado no conceito. Foi o projeto aprovado, mas nós dissemos a imprensa e participantes da feira de automóveis que era apenas uma" idéia "e que nós seria construí-lo se eles gostaram. Ele foi pré-ordenado que eles iriam gostar ". Dodge Charger 2 Dodge Charger
Dodge Charger 1966-1967
De 1966 e 1967 Dodge Chargers eram todos fastback veículos. Eles compartilharam um chassi e front-end de chapa metálica com suas médias Dodge Coronet irmãos. Estes dois primeiros anos do Dodge Charger também são os dois únicos modelos que exibiu o emblema Fratzog na grelha, bem como o hatch tronco.
Dodge Charger 1966
Primeira geração
Produção 1966-1967
Montagem Estados Unidos: Detroit, Michigan (1966) Hamtramck, Michigan (1967)
Motor 318 cu in (5.2 L) 2bbl A V8 (1966)
318 cu in (5,2 L) V8 2bbl LA (1967)
361 cu in (5,9 L) V8 2bbl B (1966)
383 cu in (6,3 L) V8 2bbl B ( 1.967)
383 cu in (6,3 L) V8 4bbl B
426 cu in (7,0 L) V8 Hemi 2x4bbl RB
440 cu in (7,2 L) V8 4bbl RB (1967)
Transmissão A230 de 3 velocidades manual de
quatro velocidades manual A833 TorqueFlite de 3 velocidades automática
Distância entre eixos 117,0 em (2.970 mm)
Comprimento 203,6 em (5.170 milímetros)
Largura 75,8 em (1.930 mm)
Relacionado Dodge Coronet
Plymouth Belvedere
de Plymouth Satellite
Plymouth GTX
Em 01 de Janeiro de 1966, os telespectadores do Rose Bowl foram introduzidas pela primeira vez para o "Leader of the Rebellion Dodge" novo, o Charger 1966. A estréia do Charger também seguido por um ano modelo meia a introdução de uma versão nova Rua do 426 cu in (7,0 L) do motor Hemi Chrysler . Com o Charger, Dodge teve um novo modelo para construir uma imagem de desempenho para ir junto com este motor.
Desenhado por Carl "CAM" Cameron, o Dodge Charger introduziu um fastback roofline e um pot-metal "barbeador elétrico" grade. A grade utilizada totalmente faróis rotativa (180 graus) que, quando aberto ou fechado, feito o olhar grade como uma peça só unidade. Faróis ocultos eram um recurso não visto em um produto Chrysler desde o 1942 DeSoto . Na parte traseira do novo Dodge, o projeto terminou mais de um fastback de largura total taillight seis lâmpada que contou com cromado "carregador" lettering.
1966 dash Charger
No interior, o carregador padrão apresentado um volante simulado Madeira-grão, quatro individuais assentos com um comprimento total do console da frente para trás. Os assentos traseiros e apoio de braço central traseiro pad também dobrado para frente enquanto o divisor tronco caiu para trás, o que permitiu Quarto de carga generoso. Dodge Charger 3 Dodge Charger apresenta interior Numerosos foram exclusivos para o Charger incluindo painéis das portas, luzes de cortesia, bem como guarnição de prémios e vinil estofos. O painel de instrumentos não use lâmpadas comuns para iluminar os calibres, mas sim eletroluminescência aceso os quatro aros cromados pods traço circular, agulhas, rádio, indicador de posição de shifter-in do console, bem como controles e Ar Condicionado Relógio se equipado. O traço abrigava um rpm 0-6000 tacômetro , um 0-150 mph (240 km / h) do velocímetro , bem como alternador, combustível, medidores de Temperatura e como equipamento padrão. Dodge Charger 3 Dodge Charger
Seleções motor consistia de apenas V8s , apesar de um motor em linha reta e seis motor tornou-se padrão em 1968. 1966 transmissões incluía um manual de três marchas no volante montado apenas com a base do motor, um console montado com quatro velocidades manual ou automática de três velocidades. Em 1966, quatro motores foram oferecidos: o modelo base-318 cu in (5.2 L) 2 barril, a 361 cu in (5,9 L) 2 barril, a 383 cu in (6,3 L) 4 barris, e os novos 426 Street Hemi . Apenas 468 carregadores foram construídos com o 426. Dodge Charger 4 Dodge Charger
Produção total em 1966 chegou a 37.344 unidades para o lançamento no ano mid-modelo.
Em 1966 assumiu o carregador do rodeio em Nascar na esperança de que o fastback faria seu carro um vencedor nas margens de alta. Mas o carro provou ter elevador extremidade traseira em curvas que tornava muito escorregadio nas pistas mais rápidas. O elevador foi porque o ar realmente viajou mais rápido por cima do carro do que sob ele, fazendo com que o carro de agir como uma asa de avião gigante. Drivers viria a alegação de que "era como dirigir no gelo." , A fim de resolver este problema rodeio instalado um pequeno ressalto aerofólio sobre a tampa da mala que melhorou a tração em velocidades acima de 150 mph (240 km / h). Eles também tiveram que fazer uma opção instalada no final de 1966 e 1967 por causa das regras da NASCAR (com pequeno quarto painel de extensões em 1967). O Charger 1966 foi o primeiro veículo de produção EUA a oferecer um spoiler. David Pearson , dirigindo um # 6 Cotten Charger Owens-preparado, passou a ganhar o campeonato NASCAR Grand National em 1966, com 14 de primeiro lugar acabamentos.
Charger 1967 NASCAR Spoiler
Dodge Charger 1967
Charger de 1967 ano modelo recebeu pequenas alterações. Lá fora, novos sinais de fender montado por sua vez foram introduzidas e este serviria como o identificador principal externa entre um Charger 1966 e 1967. Um teto de vinil se tornam disponíveis. No interior, o console de comprimento total foi, em parte devido a reclamações de clientes sobre a entrada e saída do banco de trás. Foi substituído com um console de tamanho normal. Balde lugares eram padrão, mas um braços dobráveis / assento e shifter coluna foi uma opção que três Pessoas para sentar na frente.
O 440 "Magnum" e foi adicionado a 361 cu in (5,9 L) V8 foi substituído por um 383 cu in (6,3 L) do motor. O 440 foi avaliado em 375 hp (280 kW) com um carburador 4 barril único. O 318 de dois barril "LA" Chrysler LA motor era agora o motor de base com câmaras de combustão em forma de cunha, ao contrário dos anteriores 1966 polyspherical (ou "poli") design. O barril de 4 383 e os 426 Street Hemi manteve-se como opções. Um mero 117 carregadores foram construídos com o motor 426.
As vendas do Chargers 1967 caiu para metade dos introdutório semestre anterior com um total de 15.788 unidades. Dodge Charger 5 Dodge Charger
Dodge Charger 1968-1970
Dodge Charger 1968
De segunda geração
Plymouth Road Runner
A linha B-corpo inteiro para 1968 foi redesenhado e do carregador foi ainda mais diferenciado do Dodge Coronet modelos. Designer Richard Sias desenvolveu um duplo diamante garrafa de Coca perfil com curvas ao redor do pára-lamas dianteiros e painéis traseiros. Chapa frontal e traseira final foi desenhado por Harvey J. Winn. A traseira apresentava um "kick up" aparência spoiler, inspirado pelo Grupo 7 veículos de corrida. No telhado, um "arcobotante" foi acrescentada para dar à área da janela traseira de um olhar semelhante ao do Pontiac GTO 1966-1967. O carregador mantém a sua largura total grade farol escondido, mas os faróis totalmente rotativa elétrica tinha sido substituído por uma tampa de vácuo simples operado. As lanternas traseiras de largura total foram embora também. Em vez disso, dual lanternas circulares foram adicionadas, na direção do vice-Presidente Styling, Elwood P. Engel. Dupla vieiras foram adicionados às portas e capô para ajudar a acentuar as linhas swoopy novo.
No interior, a quase nada compartilhado com seus irmãos de primeira geração. Os assentos traseiros da caçamba foram embora, embora o console permaneceu o mesmo que o '67 poupar para a remoção dos apoia braços. O tacômetro agora era opcional em vez do padrão, o carpete na área do tronco se foi, substituído por um tapete de vinil, os bancos traseiros não dobra para a frente e os medidores eletroluminescente desapareceu em favor de um projeto convencional.
O motor padrão era o 318 cu in (5.2 L) 2bbl até meados do ano, quando um 225 cu in (3,7 L) oblíqua e seis se tornaram disponíveis. O 383-2 e 383-4 permaneceu inalterada. Um pacote de alta performance nova foi adicionada, o R / T ("Road / Track" sem "e" entre Road and Track). O R / T veio padrão com o ano anterior 440 "Magnum" e os Hemi 426 foi novamente opcional.
Em 1968, Chrysler Corporation lançou uma nova campanha publicitária com uma Abelha com um motor em suas costas. Estes carros foram chamados de "Scat Pack". O Coronet R / T , Super Bee , Dart GTS e Charger R / T recebido bumble bee-listras (duas listras finas enquadramento duas listras grossas). As listras foram padrão no R / Ts e veio em Vermelho, branco ou Preto. Eles poderiam ser excluídos sem nenhum custo. De 1968 modelo de vendas Charger ano aumentou para 96.100, incluindo mais de 17.000 Charger R / Ts.
1968 Dodge Charger R / T
1968 Dodge Charger R / T
Dodge Charger 1969
1969 Dodge Charger
O ano modelo 1969 trouxe poucas modificações. Mudanças exteriores incluíram uma nova grelha com um divisor de centro e novas lanternas traseiras longitudinal ambos desenhados por Harvey J. Winn. A nova linha da guarnição chamada de Special Edition (SE) foi adicionado. Isto poderia estar disponível por si só ou embalados com o R / T, tornando assim um R / T-SE. O SE acrescentou inserções de couro para os bancos da frente única, molduras cromadas rocker, uma madeira volante de grãos e insere grão de madeira no painel de instrumentos. Um teto solar foi adicionado à lista de opções, bem como, e vi apenas 260 instalações vendidos. As listras abelha voltou bem, mas foram alterados ligeiramente. Em vez de quatro listras agora apresentava uma tarja enorme emoldurado por duas faixas menores. No meio da faixa um recorte R / T foi colocado. Se a faixa foi excluída, um metal R / T emblema foi colocado onde o recorte R / T foi. A produção total foi de cerca de 89.199 unidades.
Bo e Luke Duke popularizou o Dodge Charger 1969, em The Dukes of Hazzard
A série de Televisão The Dukes of Hazzard (1979-1985) apresentou um Dodge Charger 1969, que foi nomeado o General Lee . "The General" ostentou a bandeira confederada pintada no teto e as palavras "General Lee" sobre cada porta. As janelas estavam sempre abertas, como as portas estavam soldadas. O número "01" é pintado em ambas as portas. Além disso, quando o botão da buzina foi pressionado, ele jogou os primeiros 12 notas do facto de Estados Confederados hino " Dixie ". O carro realizados saltos espetaculares em quase todos os episódios, ea popularidade do programa produziram uma onda de interesse no carro. O show em si comprou centenas de carregadores para acrobacias, como eles geralmente destruídas pelo menos um carro por episódio.
Dodge Charger Charger 500
Dodge Charger 500
Em 1968, Dodge viram seus NASCAR inspirado Charger R / T não conseguem bater o Ford carros (o Ford Torino Talladega eo Mercury Cyclone Spoiler II ) às margens de alta oval-faixas. Os engenheiros do rodeio voltou para o túnel de vento e encontrou a janela traseira tunneled elevador e causado o arrasto induzido boca aberta. Dodge engenheiros fez a janela traseira alinhada com o resto do telhado e colocar uma Coronet 1968 Grille na frente. O original Charger 500 protótipo foi um Charger 1968 R / T com um Hemi 426. O protótipo foi pintado em Azul B5 com uma listra branca.
O Charger 500 tinha um protótipo TorqueFlite transmissão, um interior branco e 426 Hemi. Os 500 Charger foi testado para a produção, tem o sinal Verde e foi um dos três modelos introduzidos em Setembro de 1968. O Charger 500 era o padrão com o Magnum 440, mas a literatura afirma que a Fábrica Hemi 426 foi padrão. O Charger 500 tinha o padrão TorqueFlite eo padrão mesmo equipamento que o R / T.
O Charger 500 vendido por $ 3842,00 MSRP e estava disponível com o Hemi 426 para um extra de R $ 648,20. Tinha as opções A11 e V88. Listras estavam disponíveis com as cores vermelho, preto e branco. Ar condicionado era opcional na Magnum 440 para um extra de R $ 357,65.
Um total de 500 500s Charger foram feitas, mas apenas 392 foram comprados para uso de rua. O resto foram comprados por pilotos e eviscerado, desprovido, modificados e / ou pintada. Apenas 67 500s Charger foram construídas com o Hemi 426 e 27 com 4 velocidades e 40 com Torqueflites.
O Charger 500 não alcançaram os resultados esperados nos circuitos NASCAR superspeedway e perdeu a Ford Motor Company participantes, mas foi bem sucedido no mais curto com menos de 1 milha (1.6 km) faixas.
Dodge Charger Charger Daytona
Dodge não estava satisfeito com os resultados do Charger 500. O carro não foi suficiente para bater o aerocars outros no circuito NASCAR. Depois de meses de pesquisa e desenvolvimento, incluindo o aftermarket loja Creative Industries Inc., o Dodge Charger Daytona foi introduzido em 13 de Abril de 1969. Poucas horas depois de sua inauguração, Dodge tinha recebido mais de 1.000 encomendas, apesar de o ponto de preço de US $ 3,993.00 MSRP.
Chrysler feitas muitas tentativas de melhorar a aerodinâmica do 500, adicionando narizes rumores de ser em até 23 (580 mm) de comprimento. O Charger Daytona finalmente recebeu um 18 em (460 mm) nariz. O tamanho total Charger Daytona foi testado com um 18 em (460 mm) nariz na instalação Georgia Lockheed-Martin. O teste foi um sucesso eo projeto foi greenlighted. A peça nariz era apenas parte da inovação. O Charger Daytona também recebeu uma asa 23 em (580 mm) de altura na traseira. Esta ala foi aparafusada através dos painéis traseiros e no subframe traseiro. Asa do Charger Daytona também ajudou de uma forma não intencional, dando a estabilidade direcional do carro também.
O Charger Daytona modelo de engenharia foi testado no Chelsea, Michigan Chrysler Proving Grounds em 20 de julho de 1969. Conduzido por Charlie Glotzbach Baker e Buddy, ele foi cronometrado em 205 mph (330 km / h) com uma pequena 4 bbl. carb. O nariz do Charger Daytona é feito £ 1.200 de downforce ea asa fez 600 libras de downforce. (Um carro elevador zero) O departamento de estilo do rodeio quis fazer alterações no Daytona Charger logo que o viu, mas foi contada por Bob McCurry a recuar, ele queria a função mais de finesse.
O Charger Daytona apresentado ao público tinha um nariz de fibra de vidro, sem faróis reais e uma asa sem carenagem aerodinâmica. A mídia eo público amou o carro, mas ficavam aturdidos com o reverso colheres no pára-lamas dianteiros. Os representantes PR alegou que era para liberação de pneus. Na verdade, eles reduziram o arrasto de 3%.
O Charger Daytona veio de fábrica com o motor de 440 hp com 375 Magnum (280 kW) e 480 lb ft (650 N · m) de torque, transmissão A727 TorqueFlite automática, e um Caso de 3,23 489 8 3 / 4 Diferencial Chrysler. O Charger Daytona também veio com o Hemi 426 com 425 hp (317 kW) e 490 lb ft (660 N · m) para um extra de R $ 648,20. O Hemi 426 também estava disponível com a opção nenhum custo do A833 manual de 4 velocidades. Apenas 503 Daytonas Charger foram construídas, 433 foram 440 139 Magnum 4 velocidades e 294 TorqueFlite, 70 foram 426 Hemi de energia, 22 4 Velocidade e 48 TorqueFlite.
No final, o Daytona foi derrubado pela decisão de fazer o 1970 Plymouth Superbird o Aerocar 1970 apenas, no entanto, aparentemente, dois Daytonas Charger foram construídos utilizando 1970 chapas metálicas. Enquanto Daytonas foram correu ao longo da temporada 1970, apenas um Daytona ainda correu até 1971 (na Daytona 500 1971), quando NASCAR decretou que o deslocamento do motor dos carros asa seria limitada a 305 ci. Que o carro particular, conduzido por Dick Brooks terminou em sétimo lugar.
Dodge Charger 1970
1970 Dodge Charger R / T
Em 1970, o Charger ligeiramente modificada novamente. Este seria o último ano do carregador de 2 ª geração e contou com um pára-choque cromado envolvente grandes ea grade não estava mais dividido no meio. Portas farol novo elétrica substituiu o estilo de vácuo de idade. As lanternas traseiras foram semelhantes aos utilizados em 69, mas 500 e R / T modelos vieram com um painel taillight nova e mais atraente. Sobre o R / T, nova virada para trás colheres com o logotipo da R / T foram montados nas portas da frente, sobre a porta vieiras. Um novo HEMI 440 ou capô recorte feito a lista de opções para este ano apenas.
Dodge pintou a capa vieira inserções em preto e colocar o motor de chamadas de prata no topo. New "High Impact" cores receberam nomes, como BananaTop, Pantera Cor de Rosa , Laranja, Burnt Sublime, Go Mango e Plum Crazy (às vezes apelidado de "Grape oficial" Dodge Charger 6 Dodge Charger ). Os 500 retornou por mais um ano, mas como um carregador de produção regular ao contrário da limitada produção NASCAR Charger de 1969.
Mudanças interiores incluídos novos assentos de encosto alto balde, painéis das portas também foram revistos e os bolsos Mapa agora eram opcionais em vez de padrão. A ignição foi movida a partir do traço para a coluna de direcção (como acontece com todos os produtos Chrysler este ano), e porta-Luvasagora era articulado na parte inferior em vez do topo, como em 1968-69. A SE "Special Edition" opção adicional de luxo topo de gama a um cheio no carro do músculo e estava disponível como 500 SE e modelos R / T SE. A todos os shifter novo grip de Pistola foi introduzida, juntamente com um banco corrido, uma primeira vez para o carregador desde sua estréia.
A opção de motor novo feito a lista de carregador para a primeira vez, o 440 Six Pack. Com três de dois barril carburadores e uma classificação de 390 hp (290 kW), foi uma das configurações mais exóticos já que o cross-ram Max Wedge motores do início dos anos 1960. A Six Pack foi usado anteriormente na metade do ano 1969 Dodge Super Bee e Plymouth Road Runner e era famoso por bater o Hemi na rua. Apesar deste novo motor quente, a produção caiu novamente para 46.576, mas a maior parte desta se deve ao novo E-corpo Dodge Challenger e as taxas de seguro alta. NASCAR na temporada de 1970, foi o Charger 1970 que registrou-se mais vitórias (10) do que qualquer outro carro, incluindo o famoso Dodge Charger 69 Daytonas e Superbirds Plymouth, dando Bobby Isaac, o Grande Campeonato Nacional.
Dodge Charger 1971-1974
Terceira geração
Produção 1971-1974
Montagem Estados Unidos: Detroit, Michigan
Hamtramck, Michigan
Los Angeles, California
St. Louis, Missouri
Motor 225 cu in (3,7 L) I6
318 cu in (5,2 L) V8
340 cu in (5,6 L) V8
400 cu in (6,6 L) V8
426 cu in (7,0 L) V8
440 cu in (7,2 L) V8
Transmissão 3 velocidades automática
de 3 velocidades manual de
manual de 4 velocidades
Distância entre eixos 115,0 em (2.921 milímetros)
Comprimento 205,0 em (5207 milímetros)
Altura 53,0 em (1.346 mm)
Relacionado Dodge Coronet
Plymouth Satellite
Plymouth GTX
Plymouth Road Runner
Em 1971, o novo Charger terceira geração estreou. Foi completamente remodelada com uma divisão nova grelha e mais arredondados bodystyle "fuselagem". O interior agora parecia mais os do E-corpo e foram agora partilhada pelo corpo B-Plymouth. Não standard, os faróis ocultos eram agora opcional. Um spoiler traseiro e um "Ramcharger" hood fez a opção de listas, pela primeira vez. A Colher especial foi montado no capô, diretamente acima do filtro de ar. Se o motorista quis tirar o ar puro diretamente no carburador, ele capotou o interruptor de vácuo sob o traço ea colher apareceu. O Plymouth Road Runner utilizado este dispositivo e chamou-a "Air Grabber" capô. Embora este dispositivo tinha sido usado no Coronet R / T e Super Bees, ele nunca tinha aparecido no carregador.
Dodge também fundiu suas Coronet e linhas Charger. A partir de 1971, todas as quatro portas B-corpos foram badged como Coronets e todos de duas portas B-corpos como Chargers. Assim, por apenas um ano, o Charger Super Bee passou a fazer parte do estábulo Charger. De 1971-1974, os modelos Charger usado o prefixo do VIN Coronet de "W".
O rodeio Super Bee fez a jogada a partir da linha Coronet para a linha Charger para 1971 só, então o modelo foi descontinuado. Vários outros modelos foram transitadas de 1970, incluindo o 500. As versões R / T e SE transitar tão bem, mas a popularidade R / T foi a retração graças ao aumento dos custos de seguro. Apenas 63 Hemi versões foram construídas, e 2659 foram construídos com outros motores desse ano. Taxas de seguro de rápido crescimento, combinado com os preços mais elevados da gasolina, as vendas reduzidas de muscle cars e 1971 foi o último ano de disponibilidade para o 426 "motor Elephant" Hemi em qualquer carro. 1971 também viu o fim da alta performance-440 Six-Pack motor (embora alguns literatura rodeio precoce (Agosto 1971 imprensa) afirmou que este motor estava disponível para 1972, foi puxado na última hora. No entanto, uma fábrica poucos instalados seis -pack Carregadores e Road Runners foram construídos no início do ciclo de produção). No último ano o Super Bee, o 340 se tornou uma opção de 44 dólares em relação ao padrão de baixa compressão 383.
Muitos dos "Hi-Impact" cores iriam desaparecer após o ano modelo 1971, o que também criou o 1971-only "Yella Citron".
1972 Dodge Charger
O Charger 1972 curvou-se com um "Rallye" nova opção para substituir a versão R / T ex. A SE foi diferenciado de outros 1.972 Chargers por um tratamento exclusivo teto formal e faróis escondidos. Os motores de 440 ainda estavam disponíveis, mas agora tive que usar a classificação de potência líquida em vez de a classificação de potência bruta. Isso faria com que suas classificações de potência a descer substancialmente, embora a classificação de potência líquida era na verdade mais realista. Também no início de 1972, todos os motores featured taxas de compressão reduzida para permitir o uso de gasolina com chumbo ou sem chumbo regular, em vez de combustível premium com chumbo como nos últimos anos devido ao aumento de regulamentações mais rígidas de emissões. A baixa compressão-440 com um carburador de 4 barril tornou-se o motor de topo (embora rumores persistem de que alguns 440 6 motores pacote foram instalados e vendidos antes que fosse determinado que não atender às normas de emissões), eo uso da Pistol Grip 4 velocidades Hurst manual de shifter foi limitado a 340, e 400 motores Magnum. 1972 seria também o último ano para os 60 Dana diferencial, disponível apenas atrás de uma velocidade de 440 Quartos, e apenas com a relação final 3,54 traseira.
O único remanescente "Hi-Impact" opções de cores foram "Hemi Orange" (EV2) e "Top Banana" (FY1), o último dos quais andava com nomes diferentes até 1974.
1973 Dodge Charger
Incomuns triple janela de ópera em 1973 Dodge Charger SE
O Chargers 1973 ostentou todas as chapas novas, embora para o Olhodestreinado, o teto traseira C-pilares se parecia com a única diferença do 1972s. Também novas lanternas traseiras na vertical de ripas e grelhas novas. Faróis escondidos foram retiradas, mesmo como uma opção. O 318 ainda estava normal, com 340 (disponível somente no Rallye), 400 (2 e 4 bbl.) E 440 restantes como opções. Os modelos SE teve um tratamento novo telhado que tinha um "triple janela ópera "cercado por um teto de vinil dossel de estilo. Todos os outros modelos tinham um tratamento nova janela trimestre, a sua amaragem AMC Gremlin janela de estilo em favor de um design mais convencional. Vendas este ano foram cerca de 108 mil unidades, o maior já para a geração Charger 1971-1974. 1973 carregadores, e todos os produtos Chrysler, foram equipados com pára-choques 5 mph, dianteiro e traseiro.
O Charger 1973 alcançou alguma fama, desde a sua utilização por Michael Westen nos EUA Networks série Burn Notice . O carro, um modelo preto com uma tomada de ar e todo o interior branco, foi deixado para Michael por seu pai, e tem aparecido desde o terceiro episódio da primeira temporada. Ele foi sacrificado durante a finale da quarta temporada, sendo ampliada para manter os homens Vaughn na baía, e foi reconstruído no quarto episódio da quinta temporada.
1974 Dodge Charger
1974 foi um virtual reprise de 1973. Pequenas alterações incluídas todas as opções de cores novas, um padrão mais suave de grãos em superfícies interior, e um ligeiro aumento no tamanho das pontas de borracha pára-choques (provocada pela constante mudança da frente e regulamentos federais impacto traseiro). A maior novidade foi que a opção 340 foi abandonada e os 4bbl 360 substituiu o 340 como o motor de bloco pequeno de desempenho. Todas as opções de outro motor permaneceu o mesmo. Vários índices de desempenho extremidade traseira, incluindo uma 3,23 "Sure Grip" extremidade traseira ainda estavam disponíveis. A transmissão de quatro velocidades ainda era uma opção, exceto com o motor 440. Ênfase nestes anos se virou para luxo em vez de performance, portanto, os números de vendas elevados para o modelo SE, mas ainda se podia equipar um Charger com opções de desempenho respeitável se tão inclinado e transformar em números o desempenho decente para o dia. O carregador, no entanto, não era mais considerado um carro de desempenho, e foi gradualmente transformado em carro de luxo pessoal , porque todos os fabricantes "viu a escrita na parede". A era dos muscle cars chegou ao fim, eo Dodge Charger 1974 seria o ano final.
O Chargers 1971-1974 foram campanha na NASCAR , com Buddy Baker , Bobby Issac , Marcis Dave , e Richard Petty pontuação ganha várias. Petty venceu 25 corridas com este estilo de corpo bewtween 1972 e 1977 (NASCAR permitiu que o Chargers para executar alguns anos mais do que o normal, como Chrysler não tem mais nada para substituí-lo). É carro proclamou Richard Petty auto favorito que ele correu em sua carreira.
Dodge Charger 1975-1978
Quarta geração
Produção 1975-1978
Montagem Estados Unidos: Detroit , Michigan
Hamtramck, Michigan
Los Angeles, California
St. Louis, Missouri
Motor 318 cu in (5,2 L) V8
360 cu in (5,9 L) V8
400 cu in (6,6 L) V8
Transmissão 3 velocidades automática
de 3 velocidades manual de
manual de 4 velocidades
Distância entre eixos 115,0 em (2.921 milímetros)
Comprimento 216,0 em (5486 milímetros)
Altura 52,0 em (1.321 milímetros)
Relacionado Dodge Coronet
Chrysler Cordoba
Plymouth GTX
Plymouth Fury
Início em 1975, o Dodge Charger foi baseado no Chrysler Cordoba. O Charger SE (Special Edition) foi o único modelo oferecido. Ele veio com uma grande variedade de motores do 318 cu in (5.2 L) "LA" pequenas séries bloco V8 a 400 cu in (6,6 L) V8 Big Block. O motor padrão foi o cu 360 em (5,9 L) pequeno bloco. Vendas em 1975 totalizaram 30.812. Por causa da extrema perpendicularidade do bodystyle, as equipes de NASCAR foram forçados a confiar em anos anteriores (1974) sheetmetal para a corrida de carros-spec. A fim de que Dodge para ser representado, NASCAR permitiu a sheetmetal 1974 para ser usado até janeiro de 1978, quando o novo Dodge Magnum estava pronto para o uso de corrida. Em 1976, um Dodge Charger foi um dos dois carros da NASCAR estoque para competir no 24 horas de Le Mans, tendo sido modificada com a cabeça-lâmpadas, tail-lâmpadas e limpadores de pára-brisa. Foi dirigido por Herschel e McGriff Doug e patrocinado pela Cerveja Olympia, ganhando o apelido de "Oly Express".
Em 1976, a gama do modelo foi expandido para quatro modelos, base, carregador Sport, Charger SE eo Charger Daytona. Os modelos de base e Desporto utilizado um corpo diferente do que o SE e Daytona, e foram, essencialmente, um rebadging do que tinha sido o 1975 Dodge Coronet 2 portas modelos - e está disponível com um 225 cu in (3,7 L) Slant Six, que não foi oferecidos no SE e Daytona. O Charger Daytona foi introduzido como um pacote de aparência ou com o 360 ou 400 do motor. As vendas aumentaram ligeiramente para 65,9 mil unidades em 1976.
Em 1977, o Charger base e Desporto Charger foram lançadas como este estilo de corpo tornou-se parte do recém-nomeado linha Monaco B-corpo, e só o Charger SE e Charger Daytona foram oferecidos. As vendas caíram para 36.204. Em 1978, apenas cerca de 2.800 carregadores foram produzidos, após o que foi substituído pelos semelhantes 1978 Dodge Magnum .
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